ACADEMIA DE LETRAS DOS PROFESSORES CORA CORALINA FUNDADA EM 06/09/08 - DRE PENHA (SP) |
QUADRO DE CORA CORALINA Lembrança de Rita Agueira |
Com muita simpatia, apresentou-nos "os trigêmeos", três bonecos que, desde o início do encontro, estavam acomodados confortavelmente no palco, incitando a curiosidade dos participantes do curso "Literatura, Música, Teatro e a Expressão do Pensamento Humano", dos acadêmicos veteranos e dos convidados.
Declamando o poema "A troca", de Lygia Bojunga Nunes, Débora, emocionada, também conseguiu emocionar.
"PARA MIM O LIVRO É VIDA" |
Semanalmente, uma criança leva um livro para casa, como empréstimo, para a leitura com a família.
Junto com o livro, leva um boneco, que tem o nome com que cada uma das três turmas das salas da EMEI lhe batizou.
Nas costas do boneco, há uma mochila e, dentro dela existe um caderno, para registrar como foi a leitura em casa. Muitos superam as expectativas e acrescentam fotos, impressões, desenhos e depoimentos.
Quando retornam para a escola - criança, livro e boneco - pela roda de conversa, percebe-se que se estabeleceu uma relação de amizade com o LIVRO: algo muito especial aconteceu...
EMEI DO LAR SÍRIO:: UMA EQUIPE ALEGRE E DETERMINADA Para saber mais : http://www.emeidolarsirio.blogspot.com/ |
O livro lido é para eternizar a memória e para exercitar a imaginação.
Cada vez que lemos um livro, ele muda. Afinal, os livros estão cheios de passado, de lembranças e de começos sem fim." (essas palavras constam da Justificativa do Projeto "Ciranda do Livro", desenvolvido pela EMEI do Lar Sírio".)
Uma de nossas propostas na ALP é incentivar os participantes do curso "Literatura, Música, Teatro e a Expressão do Pensamento Humano", bem como os acadêmicos veteranos, a compartilharem leituras interessantes, diversificadas, do gosto de cada um, a fim de contribuir para a ampliação do repertório dos professores e convidados.
Nesse encontro, quem nos brindou com a leitura foi a professora Tatiana Almeida Machado:Do Livro: “Doidas e Santas", de Martha Medeiros, a crônica : "O que mais você quer?"
TATIANA ALMEIDA MACHADO É PROFESSORA ORIENTADORA DA SALA DE LEITURA DA EMEF JUAREZ TÁVORA |
A HORA E A VEZ DE NANCY RABELLO: ARTETERAPEUTA, PSICOPEDAGOGA, PROFESSORA
A palestrante abordou com muita propriedade o tema: " Grandes Mães, fadas e bruxas nos contos. Os mitos e os processos de transformação"
A Grande Mãe tanto pode ser uma fada como uma bruxa, esta última é considerada o arquétipo negativo da Grande Màe, mas, nos contos de fada, as bruxas podem desempenhar o papel positivo de possibilitar a morte de uma fase da vida para o surgimento de outra.
No século XII as fadas exerciam o bem e o mal. Eram ao mesmo tempo angelicais e diabólicas, mantendo a dualidade sempre presente.
O processo de transformação é inerente a toda mulher. Nos contos as mulheres é que são responsáveis por essa transformação.
Nancy Rabello relatou, ainda, situações de sua prática terapêutica, onde esse conhecimento do mundo da ficção contribui para o entendimento do mundo real e para o processo de transformação.
Para saber mais: www.nancyarteterapeuta.blogspot.com
Encerrou a palestra, contando-nos a bonita história lendária russa de "Vasalisa":
Era uma vez, sempre era uma vez, uma menina chamada Vasalisa que vivia muito bem com seus pais. Um dia sua mãe fica profundamente doente e antes de falecer presenteia a filha com uma boneca extremamente parecida com ela, inclusive nas vestimentas. Ela a adverte de que a boneca deverá estar sempre a seu lado e que a ajudará nas situações difíceis. Após algum tempo o pai da menina casa-se novamente. Ele traz com ele uma madrasta ruim com duas filhas ainda piores. Nem é preciso dizer que elas judiam demais da menina. Ela se torna escrava delas e como é boa e bonita desperta-lhes cada vez mais raiva e inveja.
Um dia faz muito frio. Aquele frio terrível que entra nos ossos. Fora tudo está coberto de neve e é quase impossível que um ser humano consiga enfrentar os rigores do inverno. A madrasta e as filhas combinam de mandar Vasalisa buscar lenha, para que possa padecer e sucumbir. Ela aceita a incumbência. Parece que tudo está perdido, mas ela leva a boneca em seu avental. Tudo que pergunta, a boneca responde, ela é seu guia na viagem empreendida rumo a casa da bruxa Baba Yaga, o único lugar onde o fogo pode ser encontrado. Muitos perigos são enfrentados no caminho, a menina enfim defronta-se com a bruxa; muitas tarefas lhe são impostas, mas a sabedoria advinda da boneca faz com que se saia muito bem. Finalmente ela retorna sã e salva, a madrasta e suas filhas são punidas e a heroína e o pai ficam felizes para sempre.
:ÉRICA SENA DE ARAÚJO: UMA PRESENÇA
SEMPRE MUITO ESPECIAL EM NOSSOS ENCONTROS. JÁ NO ENSINO MÉDIO, A MENINA REVELA TER DESCOBERTO SUA VOCAÇÃO LITERÁRIA NA AEL CECÍLIA MEIRELES.
VENCEDORA DE CONCURSOS DE POESIA, PREPARA-SE PARA INGRESSAR NA FACULDADE E O CURSO DE LETRAS ESTÁ ENTRE OS TRÊS DE SUA PREDILEÇÃO
.
ARIANO SUASSUNA: A VERVE DE UM GRANDE ESCRITOR
UM VÍDEO PARA O NOSSO DELEITE
Agradecemos a todos os que tornaram possível esse magnífico encontro!
Muito obrigada!
Muito obrigada!
PRÓXIMO ENCONTRO: 11/06/11
Nenhum comentário:
Postar um comentário