terça-feira, 17 de maio de 2011

SUA MAJESTADE, O LIVRO: A GRANDE ESTRELA DO 22º ENCONTRO DA ACADEMIA DE LETRAS DOS PROFESSORES



ACADEMIA DE LETRAS DOS PROFESSORES CORA CORALINA
FUNDADA EM 06/09/08 - DRE PENHA (SP)
No dia 7 de maio de 2011 realizamos o 22º encontro da Academia de Letras dos Professores Cora Coralina - ALP, no teatro do CEU Quinta do Sol, à Rua Luiz Imparato, 564, Pq. Císper, São Paulo, Capital.          
 
QUADRO DE CORA CORALINA
Lembrança de Rita Agueira
     Não houve quem não se encantasse com a belíssima exposição da professora Débora Cristina Bevilacqua Ollandin, Coordenadora Pedagógica da EMEI do Lar Sírio, especialmente convidada para nos falar sobre o Projeto "Ciranda do Livro", uma experiência encantadora e que vem apresentando resultados muito positivos na sua escola, estimulando o hábito da leitura de forma lúdica e, principalmente, inserindo esse hábito no âmbito familiar.




Com muita simpatia, apresentou-nos "os trigêmeos", três bonecos que, desde o início do encontro, estavam acomodados confortavelmente no palco, incitando a curiosidade dos participantes do curso "Literatura, Música, Teatro e a Expressão do Pensamento Humano", dos acadêmicos veteranos e dos convidados.




Declamando o poema "A troca", de Lygia Bojunga Nunes, Débora, emocionada, também conseguiu emocionar.


  
"PARA MIM O LIVRO É VIDA"
 Todas as etapas do processo foram descritas de maneira clara e envolvente:


Semanalmente, uma criança leva um livro para casa, como empréstimo, para a leitura com a família.




Junto com o livro, leva um boneco, que tem o nome com que cada uma das três turmas das salas da EMEI lhe batizou.
Nas costas do boneco, há uma mochila e, dentro dela existe um caderno, para registrar como foi a leitura em casa. Muitos superam as expectativas e acrescentam fotos, impressões, desenhos e depoimentos.





Quando retornam para a escola - criança, livro e boneco - pela roda de conversa, percebe-se que se estabeleceu uma relação de amizade com o LIVRO: algo muito especial aconteceu...








  
EMEI DO LAR SÍRIO:: UMA EQUIPE ALEGRE E DETERMINADA


Para saber mais :  http://www.emeidolarsirio.blogspot.com/

 
 "Dos diversos instrumentos utilizados pelo homem, o mais espetacular é, sem dúvida, o livro. Os demais são extensões de sua visão. O telefone é a extensão de sua voz. O livro, porém, é outra coisa: é uma extensão da memória e da imaginação. 
O livro lido é para eternizar a memória e para exercitar a imaginação.
Cada vez que lemos um livro, ele muda. Afinal, os livros estão cheios de passado, de lembranças e de começos sem fim."   (essas palavras constam da Justificativa do Projeto "Ciranda do Livro", desenvolvido pela EMEI do Lar Sírio".)


Uma de nossas propostas na ALP é incentivar os participantes do curso "Literatura, Música, Teatro e a Expressão do Pensamento Humano", bem como os acadêmicos veteranos, a compartilharem leituras interessantes, diversificadas, do gosto de cada um, a fim de contribuir para a ampliação do repertório dos professores e convidados.

Nesse encontro, quem nos brindou com a leitura foi a professora Tatiana Almeida Machado:Do Livro: “Doidas e Santas", de Martha Medeiros,  a crônica : "O que mais você quer?"     



  
         
 TATIANA ALMEIDA MACHADO É
PROFESSORA ORIENTADORA DA SALA DE LEITURA DA
EMEF JUAREZ TÁVORA
   
                                          

A PROFESSORA TATIANA JÁ NOS SEGREDOU: "JÁ ESCOLHI A MINHA AUTORA!" 
  
MARTHA MEDEIROS

A HORA E A VEZ DE NANCY RABELLO: ARTETERAPEUTA, PSICOPEDAGOGA, PROFESSORA
  

NANCY RABELLO
                      

 A palestrante abordou com muita propriedade o tema: " Grandes Mães, fadas e bruxas nos contos. Os mitos e os processos de transformação"



 A Grande Mãe tanto pode ser uma fada como uma bruxa, esta última é considerada o arquétipo negativo da Grande Màe, mas, nos contos de fada, as bruxas podem desempenhar o papel positivo de possibilitar a morte de uma fase da vida para o surgimento de outra.



No século XII as fadas exerciam o bem e o mal. Eram ao mesmo tempo angelicais e diabólicas, mantendo a dualidade sempre presente.
O processo de transformação é inerente a toda mulher. Nos contos as mulheres é que são responsáveis por essa transformação.
Nancy Rabello relatou, ainda, situações de sua prática terapêutica, onde esse conhecimento do mundo da ficção contribui para o entendimento do mundo real e para o processo de transformação.


                  nancytrindade07@gmail,com


Encerrou a palestra, contando-nos a bonita história lendária russa de "Vasalisa":


Era uma vez, sempre era uma vez, uma menina chamada Vasalisa que vivia muito bem com seus pais. Um dia sua mãe fica profundamente doente e antes de falecer presenteia a filha com uma boneca extremamente parecida com ela, inclusive nas vestimentas. Ela a adverte de que a boneca deverá estar sempre a seu lado e que a ajudará nas situações difíceis. Após algum tempo o pai da menina casa-se novamente. Ele traz com ele uma madrasta ruim com duas filhas ainda piores. Nem é preciso dizer que elas judiam demais da menina. Ela se torna escrava delas e como é boa e bonita desperta-lhes cada vez mais raiva e inveja.
Um dia faz muito frio. Aquele frio terrível que entra nos ossos. Fora tudo está coberto de neve e é quase impossível que um ser humano consiga enfrentar os rigores do inverno. A madrasta e as filhas combinam de mandar Vasalisa buscar lenha, para que possa padecer e sucumbir. Ela aceita a incumbência. Parece que tudo está perdido, mas ela leva a boneca em seu avental. Tudo que pergunta, a boneca responde, ela é seu guia na viagem empreendida rumo a casa da bruxa Baba Yaga, o único lugar onde o fogo pode ser encontrado. Muitos perigos são enfrentados no caminho, a menina enfim defronta-se com a bruxa; muitas tarefas lhe são impostas, mas a sabedoria advinda da boneca faz com que se saia muito bem. Finalmente ela retorna sã e salva, a madrasta e suas filhas são punidas e a heroína e o pai ficam felizes para sempre.
  
VASALISA: UM CONTO ORIGINÁRIO DA RÚSSIA




DURANTE O INTERVALO DE 20 MINUTOS, MUITOS PROFESSORES CONTINUARAM NO TEATRO,  ASSISTINDO À APRESENTAÇÃO DE  VÍDEO SOBRE A  AULA-SHOW  D0  ESCRITOR ARIANO SUASSUNA, NO SESC VILA MARIANA, NO   MÊS DE ABRIL. IMPERDÍVEL! . PROMETI  DISPONIBILIZÁ-LO NA ÍNTEGRA E ESTOU CUMPRINDO A MINHA PROMESSA... CONFIRAM  NO FINAL DESTA PUBLICAÇÃO.
VALE A PENA!




Depois do intervalo, mais uma palestra enriquecedora,  na abordagem do tema:
"A LITERATURA INFANTIL E O PROCESSO DA CRIAÇÃO,  por 
 NAAVA BASSI, Pedagoga e  Autora dos livros: “As brincotecas”; “Fabiana na floresta”; “A menina que engolia sentimentos”; “O Pontual” e “ O despertar de Doradue


Para saber mais: vcar1974.blogspot.com/.../historias-pra-voce-dormir-2.html


 
NAAVA BASSI


NAAVA BASSI  revelou-nos que a sua criação nasce espontaneamente: as ideias vão surgindo, os personagens vão tomando forma e o enredo é construído. As histórias nascem primeiro na mente e depois são escritas. Ficam guardadas por um tempo. Então,  a escritora submete os textos à apreciação de alguns amigos para, finalmente, editar os livros. Em todos eles, fica evidente a preocupação da  autora com aspectos sociais de relevância. Igualmente, os aspectos psicológicos ocupam lugar de destaque.
 





No livro "AS BRINCOTECAS" ,  no topo de um triângulo moravam crianças  privilegiadas, com muitos brinquedos, vida social agitada. Na base,  moravam as crianças pobres, que não tinham com o quê brincar, nem tempo pra isso, pois precisavam trabalhar. E no final do dia, elas davam o dinheiro arrecadado para a mãe comprar alimentos. Os brinquedos, cansados de ficar encostados e vendo aquela situação injusta, resolvem conversar com seus donos para que tomem uma providência.





Assim como existem as bibliotecas, por que não criar as "brincotecas"? Um espaço para guardar brinquedos
 em bom estado, doados pelas próprias crianças, e emprestá-los por alguns dias, como se emprestam livros?




Livro: "O DESPERTAR DE DORADUE"- uma história que gira em torno de papagaios, destacando a capacidade da papagaia Filomena em convencer o papagaio Doradue a sair da gaiola e alcançar a liberdade de pensar, voar e viver plenamente ( persuasão  x comodismo )


Livro: " A MENINA QUE ENGOLIA SENTIMENTOS" -  Usando o aspecto externo para refletir  o interno, a autora apresenta a menina, ora "inchada", ora "desinchando-se", conforme reprima ou consiga  manifestar de alguma maneira os seus  próprios sentimentos.   









COM MUITA SIMPATIA,  AS DUAS CONVIDADAS - NANCY RABELLO E NAAVA BASSI - PRONTIFICARAM-SE A RESPONDER ÀS PERGUNTAS DA PLATEIA.





SEGUIU-SE UM RICO DEBATE...





... COM  DIREITO A SORTEIO DE LIVROS E TUDO! 



AS REFLEXÕES CORRERAM SOLTAS...




... NO CLIMA HARMONIOSO QUE SEMPRE PERMEIA OS NOSSOS ENCONTROS ACADÊMICOS.






AUTÓGRAFOS





ALEGRIA NA HORA DE PRESENTEAR

 


MOMENTOS MARCANTES





O SORTEIO ACONTECEU DE MANEIRA DIVERTIDA




 

O REGISTRO SEMPRE IMPORTANTE DESSES MOMENTOS



CONTEMPLADA COM O LIVRO? DIREITO A FOTO!





MAIS AUTÓGRAFOS...


 

A "POSE" DE NOVO




NOSSA GRATIDÃO ÀS GENTIS PALESTRANTES





MOMENTO INCOMPARÁVEL: A VEZ DOS VETERANOS



TODOS APRESENTARAM OS SEUS AUTORES COM MUITO ORGULHO!


RELATO DE RICAS EXPERIÊNCIAS NA ALP

 



INCENTIVO AOS  NOVOS ACADÊMICOS


 :ÉRICA SENA DE ARAÚJO: UMA PRESENÇA
 SEMPRE MUITO ESPECIAL EM NOSSOS ENCONTROS. JÁ NO ENSINO MÉDIO, A MENINA
REVELA TER DESCOBERTO SUA VOCAÇÃO  LITERÁRIA NA AEL CECÍLIA MEIRELES.
VENCEDORA DE CONCURSOS  DE POESIA,  PREPARA-SE PARA INGRESSAR NA FACULDADE E O CURSO DE LETRAS ESTÁ ENTRE OS TRÊS DE SUA PREDILEÇÃO

.
    ARIANO SUASSUNA: A VERVE DE UM GRANDE ESCRITOR


UM VÍDEO PARA O NOSSO DELEITE 

Agradecemos a todos os que tornaram possível esse magnífico encontro!


Muito obrigada!


PRÓXIMO ENCONTRO: 11/06/11

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário